domingo, 4 de julho de 2010

a lei seca

Preciso desabafar: a lei seca é uma bosta! Pronto. Desabafei. E falo disso com conhecimento de causa. Não por ser um bêbado inverterado, como algumas pessoas pensam. Ocorre que trabalhei mais de quatro anos com trânsito. O trânsito, vou resumir, é formado por um tripé (sem malícia): Educação, Engenharia e Esforço Legal.
A fiscalização é chamada de esforço legal para ficar com "E" também, e abrange a legislação e a fiscalização. É sobre o esforço legal que me atenho, visto que a lei seca é uma resposta política a sociedade hipócrita através das regras formais.
Resumindo, a sociedade fica enchendo o saco com relação a questão do álcool e direção. E enchem o saco através da imprensa, que por sua vez compra a briga com unhas e dentes. Hipocrisia! Todos hipócritas! Cuspa para cima quem nunca bebeu e dirigiu! (Peraí que vou lá lavar o rosto...)
Retomando, afirmo que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é uma das leis mais completas e abrangentes que temos no nosso país. Teoricamente é quase perfeito. Ocorre que a outra parte do chamado Esforço Legal, a fiscalização é falha. Não sei se alguém já tentou conduzir um veículo tal qual determina o CTB. Sugiro que tentem, e lhes afirmo de antemão que é impossível causar um acidente. OK, a velocidade é baixa, a atenção é redobrada e direção defensiva é chata de colocar em prática. Mas, é uma das provas que o problema não é a Lei, e sim a execução dela. Não fomos educados para cumprir as leis de trânsito, daí a necessidade da fiscalização.
Voltando a bebida com álcool. Para amenizar a chatisse da sociedade politicamente correta, proibiram de vez o consumo de álcool para motoristas, e intitularam a Lei como seca, fazendo referência a sede de álcool que os motoristas passariam a partir de então. Lei homologada, sociedade em êxtase! Vamos colocar a fiscalização nas ruas, pensaram os governantes. E com a fiscalização quase que onipresente, os acidentes diminuíram, as mortes rarearam. Mas, peraí! Era necessário alterar leis para colocar a fiscalização na rua? Será que se tivéssemos fiscalização com a legislação anterior os acidentes não diminuiriam? Óbvio que sim. O segredo não é essa lei enganosa, mas sim a fiscalização.
Um ano depois, os gráficos apontam mortes avançando em alta velocidade (piada pertinente, mas totalmente sem graça). Explico o porquê: fiscalizar é caro. Caro financeiramente, pois exige equipamentos, blitzes, horas extras para funcionários. E mais caro ainda para a sociedade hipócrita, que berrava pela lei seca, mas quando é fiscalizada se ofende contra a fiscalização e brada contra os valores da multas que doem no bolso. Torço para que a fiscalização aconteça somente na saída das festas da sociedade que brindavam à Lei Seca.

Um comentário:

  1. Muito certo cada palavra deste conto, inclusive a "BOSTA" da lei seca!!
    Mas não tem problema se a lei é seca a gente molha ela... Uma Skol pode ser???
    hehe

    ResponderExcluir