Dias atrás ouvi outra, potencialmente impactante, dita por um diretor do Banco Panamericano: “torturamos os números, e eles nos confessaram a verdade”.
Ainda sobre números, esses dias descobri que o blogspott tem estatísticas. Estatísticas dos acessos. Queria deixar bem claro que não torturei ninguém para conseguir esses dados, tampouco quero enganá-los diante dos dados apresentados. Apenas quis dividir minha surpresa para com os dados sobre o acesso no blog.
Embora os números não sejam exatos nesse caso, fui surpreendido pelo número de acessos a este humilde blog. O blog tem um total de 6.808 acessos registrados no seu histórico. Imaginem se fosse bom! Imaginem o blog do Carpinejar!

Descobri que em Janeiro de 2011, num mês ensolarado, perfeito para praia, o blog teve 646 acessos! Creio que o chefe da estatística do blogspot deva estar me enganando. Saliento, sem pretensões xenofobias, que o blogspot é um site de armazenamento de origem portuguesa...
Descobri também que o site sabe as origens do acesso. Ou seja, se alguém joga no Google e clica em algum link, ou se o link é do Orkut, ou twitter. São as URL de acesso. A maioria das origens advém do Google, seguidas pelo Orkut. Alguns chegam ao blog pelo twitter (quem lê meu twitter?????), outros por outros sites de buscas, e tenho alguns acesso pelo blog da Ferê, minha amiga desde a faculdade e que hoje escreve no palabrasliquidas.blogspot.com. E quando você digita no Google “contos do Roger”, o site sugere acesso ao primeiro texto, de apresentação e a um conto chamado “Coincidência”, que, surpreendentemente não aparece nos contos mais acessados.
Dentro do blog é possível buscar textos relacionados a palavras-chave. Dezenove pessoas buscaram contos com ’esposa puta’ (?). E olhem que desinteressante e curioso: 98% das pessoas acessam pelo sistema operacional Windows. E mais inutilidades curiosas: 57% acessam pelo internet Explorer, 23% pelo Firefox e 16% pelo Chrome. Como pude conviver sem esses dados? O pessoal do blogspot quer que eu acredite que tive acessos de vários países, como Filipinas, Moçambique, Holanda e Rússia. Via das dúvidas, GRANDE ABRAÇO PARA OS LEITORES INTERNACIONAIS!

Por fim, o que mais me surpreendeu foram os contos mais acessados. Sempre tive uma certa curiosidade em saber qual título instigaria mais o leitor. Não que um título seja fator preponderante sobre um conto bom ou um conto ruim. Mas, convenhamos, um título pode atrair a atenção dum leitor, mais do que outro. Também sempre vinculei um “sucesso” de um conto pelo número de comentários. Ledo engano. Jamais comentariam o conto mais lido, só sob o anonimato. As pessoas comentam contos que de alguma forma as deixaram indignadas ou aqueles em que concordam e desejam complementar com alguma informação. Nenhum relação com um conto bom, ou com um conto ruim.
Abaixo segue as estatísticas de acessos até agora:

Ménage feminino disparado. Será que isso quer dizer alguma coisa? Será que as estatísticas querem nos enganar? Será que teremos que torturar os números para obtermos a verdade?
Abraços para o 4 Chineses que acessaram o Blog. Abraços para os meus parentes de Portugal! Grande abraço! Abraço pro pessoal do Blogspot, do departamento de estatísticas. Continuem me enganando! Valeu!