quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

números, números

Gosto de frases de efeito, sobretudo as que nunca ouvi. Já citei uma frase que ouvi da boca do Mano Meneses, técnico da Seleção Brasileira, quando ele disse que “a estatística é a arte de enganar os outros com números”. Não, necessariamente, concordo, mas admitamos, a frase é de efeito.
Dias atrás ouvi outra, potencialmente impactante, dita por um diretor do Banco Panamericano: “torturamos os números, e eles nos confessaram a verdade”.
Ainda sobre números, esses dias descobri que o blogspott tem estatísticas. Estatísticas dos acessos. Queria deixar bem claro que não torturei ninguém para conseguir esses dados, tampouco quero enganá-los diante dos dados apresentados. Apenas quis dividir minha surpresa para com os dados sobre o acesso no blog.
Embora os números não sejam exatos nesse caso, fui surpreendido pelo número de acessos a este humilde blog. O blog tem um total de 6.808 acessos registrados no seu histórico. Imaginem se fosse bom! Imaginem o blog do Carpinejar!



Descobri que em Janeiro de 2011, num mês ensolarado, perfeito para praia, o blog teve 646 acessos! Creio que o chefe da estatística do blogspot deva estar me enganando. Saliento, sem pretensões xenofobias, que o blogspot é um site de armazenamento de origem portuguesa...
Descobri também que o site sabe as origens do acesso. Ou seja, se alguém joga no Google e clica em algum link, ou se o link é do Orkut, ou twitter. São as URL de acesso. A maioria das origens advém do Google, seguidas pelo Orkut. Alguns chegam ao blog pelo twitter (quem lê meu twitter?????), outros por outros sites de buscas, e tenho alguns acesso pelo blog da Ferê, minha amiga desde a faculdade e que hoje escreve no palabrasliquidas.blogspot.com. E quando você digita no Google “contos do Roger”, o site sugere acesso ao primeiro texto, de apresentação e a um conto chamado “Coincidência”, que, surpreendentemente não aparece nos contos mais acessados.
Dentro do blog é possível buscar textos relacionados a palavras-chave. Dezenove pessoas buscaram contos com ’esposa puta’ (?). E olhem que desinteressante e curioso: 98% das pessoas acessam pelo sistema operacional Windows. E mais inutilidades curiosas: 57% acessam pelo internet Explorer, 23% pelo Firefox e 16% pelo Chrome. Como pude conviver sem esses dados? O pessoal do blogspot quer que eu acredite que tive acessos de vários países, como Filipinas, Moçambique, Holanda e Rússia. Via das dúvidas, GRANDE ABRAÇO PARA OS LEITORES INTERNACIONAIS!



Por fim, o que mais me surpreendeu foram os contos mais acessados. Sempre tive uma certa curiosidade em saber qual título instigaria mais o leitor. Não que um título seja fator preponderante sobre um conto bom ou um conto ruim. Mas, convenhamos, um título pode atrair a atenção dum leitor, mais do que outro. Também sempre vinculei um “sucesso” de um conto pelo número de comentários. Ledo engano. Jamais comentariam o conto mais lido, só sob o anonimato. As pessoas comentam contos que de alguma forma as deixaram indignadas ou aqueles em que concordam e desejam complementar com alguma informação. Nenhum relação com um conto bom, ou com um conto ruim.
Abaixo segue as estatísticas de acessos até agora:



Ménage feminino disparado. Será que isso quer dizer alguma coisa? Será que as estatísticas querem nos enganar? Será que teremos que torturar os números para obtermos a verdade?

Abraços para o 4 Chineses que acessaram o Blog. Abraços para os meus parentes de Portugal! Grande abraço! Abraço pro pessoal do Blogspot, do departamento de estatísticas. Continuem me enganando! Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário