quinta-feira, 16 de setembro de 2010

bullying

Sempre vítima de bullying, Roger não cresceu em paz. Não foi fácil amadurecer no meio de pessoas selvagens, que o instigavam desde que nasceu. Acuado diante de seus algozes, Roger tornou-se o homem mais tarado pelo sexo feminino que já existiu no mundo. Simplesmente porque nasceu em Pelotas.
O tema é pertinente. Depois muitos anos a sociedade discute abertamente a discriminação velada que se dá, principalmente, nas escolas. O bullying é uma agressão social e ocorre em todas as fases, e não apenas na escola. Qualquer tipo de discriminação social (etnia, religião, aparência, incapacidades, opções) é um ato ilícito, pois desrespeita a constituição e fere a dignidade da pessoa humana.
A questão é que a linha que existe entre o humor debochado e a discriminação é muito tênue. A piada contra gordos pode até não afetar adultos obesos, mas respinga nas crianças que sofrem com excesso de peso. Por outro lado, não rir da vida é um erro, e pode torná-la chata, sem graça. Fazer humor sem humilhar ou desrespeitar os outros não é fácil.
As vezes, assisto a indignação dos gaúchos quando escutam as piadas - quase sempre engraçadas - relacionando a homossexualidade com quem nasce no Rio Grande do Sul. Já vi comunidade no Orkut, adesivos e li comentários revoltados contra programas de humor, como o Casseta e Planeta, transmitido pela Rede Globo. Interessante é que justamente a emissora tomou as rédeas da campanha para acabar com o bullying. Afinal, sacanear gaúchos é só uma piada ou homofobia ou bullying?
O Roger não compra essa briga, pois que costuma viajar pelos rincões do Rio Grande e sempre que se orgulha de ser pelotense, ouve piadas sobre a sua sexualidade. Aliás, as mesmas piadas que ouvimos sobre gaúchos. Ou seja, o gaúcho se revolta quando as piadas vem de fora do seu Estado, mas adora fazer as mesmas piadas com relação aos pelotenses.
Incentivado pela campanha global contra o bullyng, ele aproveitou a oportunidade e assumiu a sua homossexualidade, de pelotense nato.
- Sou lésbica: gosto de mulher! Até meu lado homossexual é lésbico!
Culpa do bullying que sempre sofreu por nascer em Pelotas. E do Casseta e Planeta também.









Nenhum comentário:

Postar um comentário