terça-feira, 3 de novembro de 2009

mulher feia

Lembro de um professor meu e do Roger. Era um professor de Inglês. Gente boa, tinha didática. Lembro do nome e da escola em que estudávamos. Não digo por que meus contos são baseados em fatos reais, logo os atores não recebem nomes, mesmo sob tortura. Aprendi duas coisas com ele que nunca mais esqueci. A primeira sobre a disciplina. Ele disse que son significava filho. Por isso alguns americanos tem o nome do pai, acrescentado do son no final. Jackson é filho de Jack, por exemplo. A outra coisa que aprendi, era mais importante, e levo pro resto da vida. E não era sobre outro idioma. Disse ele quando perguntado sobre beleza:
- O que é bonito? O que é feio?
Claro que uma criança na quinta série não conseguiria relativizar e compreender conceitos de beleza formados pela nossa sociedade. Mas, o Roger, pasmem, conseguiu. Compreendeu que o que é belo para algumas pessoas pode ser feio para outras. Entendeu que os conceitos de beleza são impostos pela moda, pela televisão, por Hollywood, pelas revistas, enfim, pela sociedade que nos cerca. Os padrões de beleza dependem dos olhos de quem vê. O Roger entendeu isso na quinta série. Eu tenho dificuldades de entender até hoje.
Não consigo entender, por exemplo, o que faz algumas pessoas competirem para pegar a mulher mais feia em uma festa. Amigos que fazem competição, valendo cerveja, pra ver quem pegava a mulher menos bela. No conceito deles, é claro.
Uma vez o Roger estava numa festa. Disse-me que atrás de nós tinha uma desdentada. Uma mulher sem dente não necessariamente é uma mulher feia. Mas, foge de todos os padrões de beleza que já ouvi falar. Olhou pra trás e disse:
- Tem duas. As duas são bonitas. Uma tem dente. A outra não tem o dente da frente. Vou na desdentada, já que nunca peguei nenhuma banguela.
Quase apanhamos. Tive de apartar, inclusive. A desdentada tinha namorado. Expliquei que o Roger não sabia, que não tinha visto que ela estava acompanhada e que já estávamos de saída. A menina com todos os dentes no lugar estava solteira. Definitivamente a beleza é algo relativo. Depende dos olhos de quem vê. Sábio era meu professor de inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário