terça-feira, 3 de novembro de 2009

os três pilares

Dá onde vem essa história de fidelidade? De monogamia? Pesquisei. Fui atrás. E responderei. A nossa sociedade está assim constituída por três pilares que influenciaram a sociedade: a igreja católica, a medicina e o governo. É sério, estudei o assunto. Prossigo.
Começo pelo governo, que interessado em manter o controle da sociedade, a organização do Estado, incentivou o casamento. Era muito mais fácil pro governo controlar uma sociedade óbvia, de onde os filhos saíssem de um homem e uma mulher devidamente casados. Imaginem nossas avós, que tinham cerca de dez, doze filhos, caso tivessem um filho de cada pai. Pior seria nossas bisavós, com seus quinze, dezesseis filhos. Uma progressão geométrica em forma de pares sexuais. Que controle teriam os cartórios? O Governo?
Passo para medicina. Pensemos que os métodos contraceptivos são recentes, alguns do final do século passado. Falo dos mais seguros, mais garantidos. Não me refiro a coito interrompido, lavagem vaginal, tampouco as ervas abortíferas.
Li no Wikipédia (eu te amo Wikipédia!!), que as egípcias “usavam um supositório vaginal feito de várias substâncias ácidas (vindas supostamente do estrume do crocodilo) e lubrificado com mel ou óleo, o que pode ter sido um tanto eficaz como espermicida”. Os preservativos, que conheci através da minha mãe por camisa de Vênus, na mesma época em que ela me falou das boletas nos saudosos anos 80, que eram feitos de da tira do intestino do animal num passado distante. Assim, presumo eu, que surgiu o patê, a lingüiça e morcilla. O preservativo, comumente conhecido como camisa pequena, é um método recente, da segunda metade do século passado. Somente com as pílulas, no final do século XX, que as mulheres conquistaram sua independência sexual de fato.
Além dos métodos contraceptivos, as doenças sexualmente transmissíveis atormentaram nossos antepassados, que não paravam de coçar-se em público, de forma desesperadora e, segundo as mulheres, constrangedora.
Por fim, a igreja católica com seus respeitosos conceitos que não entendo. Era e ainda é interesse da igreja sei-lá-o-porquê que homens e mulheres casassem. Era e ainda é interesse da igreja sei-lá-o-porquê que homens e mulheres só fizessem sexo para procriação. Não sei qual apóstolo/escritor ou que cara, filho não sei de quem que disse que era pra ser assim, e a partir da publicação do livro/bíblia muitas pessoas passaram a seguir tal livro/bíblia de forma inversamente proporcional a quantidade de pessoas que me seguem no twitter.
Três pilares e um monte de gente com medo de ficar solteiro respondem as perguntas inicias deste texto. Mas, nem sempre foi assim. Em Roma, em festas regadas a muito vinho, a putaria corria solta. Baco era o deus do vinho, e daí surgiram os bacanais. Será que eram felizes? Sempre me perguntei isso ao ver o filme Calígula (1979), disponível nos melhores programas para baixar filmes. Os três pilares que mudaram nossas vidas. O Roger tem lutado contra a igreja, contra o governo e contra a medicina. Eu, particularmente, acho que a sociedade tem sofrido mudanças no seu contexto sexual. Talvez os Roger’s que existam por aí estejam tentando, à marteladas, derrubar os pilares que constituem nossa sociedade, ainda um tanto quanto conservadora, sexualmente falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário